Verstappen ultrapassa Hamilton na última volta e é campeão da F1 em Abu Dhabi

Na volta final do GP de Abu Dhabi, neste domingo, 12/12, Max Verstappen reassumiu a liderança que havia perdido no começo da corrida e conquistou seu primeiro título na Fórmula 1. O holandês foi ultrapassado por Lewis Hamilton na largada e chegou a tocar no rival na curva 1. No entanto, no fim da prova um safety car acionado por uma batida de Nicholas Latifi permitiu que Max se aproximasse do rival e o superasse no 58º giro. Carlos Sainz completou o pódio, em terceiro.

Top 10 do GP de Abu Dhabi a F1 — Foto: F1

Revezando-se na liderança do campeonato de pilotos ao longo do ano, Verstappen e Hamilton chegaram ao Circuito de Yas Marina empatados em 369,5 pontos. Com o triunfo e a volta mais rápida, Verstappen se manteve na ponta do Mundial, com 395,5 pontos – oito a mais que Hamilton.

Hamilton liderou 57 das 58 voltas da prova no Circuito de Yas Marina. Porém, o safety car que decidiu o resultado da corrida e do campeonato veio no 54º giro: Nicholas Latifi, da Williams, bateu na barreira de proteção na curva 9 quando disputava uma posição com Mick Schumacher.

Assim como as etapas anteriores, o GP de Abu Dhabi teve contato entre os protagonistas do campeonato: depois de perder a liderança na largada, Verstappen espalhou o carro sobre o rival da Mercedes. Os dois chegaram a tocar pneus, mas Hamilton manteve a posição ao sair pela área de escape.

Logo atrás, Sergio Pérez mergulhou da quarta colocação e assumiu o terceiro posto de Lando Norris, que saiu da pista e caiu para quinto. Com o erro do britânico da McLaren, Carlos Sainz subiu de quinto para quarto lugar. Colega de Hamilton na Mercedes, Valtteri Bottas largou em sexto lugar e caiu para oitavo, superado por Charles Leclerc e Yuki Tsunoda.

Apesar de perder o campeonato de pilotos, a Mercedes garantiu com o segundo lugar em Yas Marina seu oitavo título de construtores, anotando 613,5 pontos contra 585,5 da rival RBR. Companheiro de Hamilton na equipe alemã, Valtteri Bottas ficou com a terceira colocação no Mundial.

O terceiro lugar de Carlos Sainz em Abu Dhabi garantiu o quarto pódio do espanhol em 2021. Com os 15 pontos, o piloto da Ferrari superou novamente o colega Charles Leclerc e fechou o ano na quinta colocação do campeonato de pilotos, atrás das duplas da Mercedes e RBR.

Fonte: GE
Fonte: GE

Veja o vídeo da última volta:

Informações: GE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.