Vinícola Aurora inaugura ampliação da loja de vinhos e novas salas de degustações em Bento

Com investimento de R$ 3,2 milhões, cooperativa quase triplicou tamanho do espaço e dobrou a capacidade de atendimento aos visitantes para proporcionar mais conforto. Em 624m², público pode adquirir todos os produtos da marca e realizar experiências sensoriais

Fotos: Eduardo Benini/Divulgação

Com um dos maiores fluxos de visitantes da Serra Gaúcha, a Cooperativa Vinícola Aurora inicia 2024 com uma grande novidade para receber as mais de 200 mil pessoas que passam anualmente por suas unidades. Com investimento de R$ 3,2 milhões, a companhia abriu as portas da nova loja de vinhos e salas de degustações, junto ao Aurora Città, na unidade matriz (Rua Olavo Bilac, 500), em Bento Gonçalves (RS). O projeto faz parte dos planos de expansão da marca na área.

O novo espaço tem 624m², quase otriplo de tamanho e o dobro da capacidade de atendimento, e foi projetado para proporcionar uma experiência aconchegante em um ambiente artesanal, moderno e elegante.Com a reforma e ampliação, que iniciou em janeiro de 2023, além da loja, serão inauguradas três salas de degustações e um ambiente exclusivo para guias de turismo.


Ainda neste primeiro semestre, no segundo andar do endereço, a Aurora também irá apresentar um espaço para recepção de confrarias e realização de degustações harmonizadas para grupos. Com a ampliação, a expectativa é que até o fim do ano o fluxo de público cresça 20%. Quatro novos profissionais foram contratados e se somam à equipe de 40 funcionários do setor.

“A Aurora foi pioneira no enoturismo no Brasil, em 1967. Nossa unidade matriz foi quem deu início a tudo isso, durante a realização da primeira Fenavinho (Festa Nacional do Vinho). Desde então, são quase seis décadas recebendo visitantes de todos os estados e países, promovendo a história e a cultura do vinho nacional”, destaca Renê Tonello, presidente da Cooperativa Vinícola Aurora.

O projeto arquitetônico da nova loja melhora a fluidez do local e valoriza a visibilidade dos produtos, com uma experiência de compra conduzida por sommeliers. No endereço, o consumidor encontra todas as linhas da marca, dos mais de 220 produtos, entre vinhos, espumantes, sucos de uva, coolers, destilados e azeites de oliva, além de acessórios e kits para presentes.

Ana Maria de Paris Possamai, gerente de Turismo da Cooperativa Vinícola Aurora, explica que a reformulação da loja de vinhos era um desejo antigo da empresa para proporcionar mais conforto para os visitantes, parceiros e funcionários e já antecipa novidades para 2024.

“Ainda neste ano, devemos dar início à reforma da estrutura das outras três salas de degustação e também à comunicação visual do roteiro turístico do Aurora Città”, revela a gerente.


A nova loja e o roteiro turístico do Aurora Cittá estão localizados na unidade matriz da cooperativa, na Rua Olavo Bilac, 500, no bairro Cidade Alta, em Bento Gonçalves (RS). O horário de atendimento é de segunda-feira a sábado, das 8h15 às 17h, e no domingo, das 8h30 às 12h. No local, além da loja, é possível realizar a visita turística tradicional, o minicurso de degustação e a degustação da linha super premium.

A vinícola ainda oferece outros atrativos em suas unidades no Vale dos Vinhedos, também em Bento Gonçalves, e no município vizinho, Pinto Bandeira, ambos na Serra Gaúcha. Nestes dois locais é possível realizar oito experiências distintas, que vão de degustações harmonizadas até piquenique e caminhada em meio aos vinhedos. As programações completas estão no site da Aurora, em www.vinicolaaurora.com.br.

244 mil turistas em 2023  

A Cooperativa Vinícola Aurora encerrou 2023 batendo novos recordes de visitantes em suas três unidades enoturísticas, na matriz, no Vale dos Vinhedos e em Pinto Bandeira. De janeiro a dezembro foram recebidos 244.089 turistas, duas mil pessoas a mais que o fluxo registrado no ano anterior. O volume representa quase o dobro da população de Bento Gonçalves. 

Entre os principais estados de origem dos visitantes da Aurora estão moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No período, a cooperativa também recebeu turistas do Uruguai, Paraguai, Estados Unidos e França.


A qualidade e diversidade das experiências oferecidas pela Aurora estão entre as preferidas de quem visita a Serra Gaúcha. Em 2023, a cooperativa foi, novamente, reconhecida com o Prêmio Traveller’s Choice do ano, colocando-a entre as opções favoritas dos viajantes. Com base nas avaliações e pontuações coletadas globalmente no TripAdvisor, a Aurora ficou entre os 10% das melhores atrações do mundo.