• Vinícola Garibaldi
  • Debianchi
  • Naturepet Pharma
  • Posto Ravanello
  • Envase

Yoga como forma de ampliar a concentração, a diversão e a calma das crianças

  • Envase
  • Vinícola Garibaldi
  • Naturepet Pharma

Uma prática que alia a saúde do corpo e a saúde da mente de crianças a partir de quatro anos de idade, melhorando a flexibilidade, a coordenação motora, a concentração e a respiração. E tudo isso em um momento de muita diversão. Esse é o Yoga voltado para os pequenos, que tem sido cada vez mais procurado por pais e responsáveis diante de momentos tão incertos. Em Bento Gonçalves, a instrutora Saionara Rodrigues Stringhini decidiu voltar toda sua atenção e energia à prática, ajudando a acalmar a mente e o coração das crianças. “As aulas são muito lúdicas, com histórias, música, brincadeiras, jogos e pintura de mandalas. Assim a criança vai aprendendo as posturas de yoga”, explica Saionara. “Mas o foco principal da aula são as atividades para acalmar, fazer pausas, aquietar o coração e a mente, através de exercícios respiratórios e técnicas para estimular a concentração e o foco”, continua. 

Em meio a brincadeiras e práticas reflexivas, os pequenos desenvolvem consciência corporal, ampliam o relacionamento com o universo e se conectam com a natureza e os animais, “já que os movimentos são inspirados no meio ambiente”, revela a instrutora. 


Foto: Arquivo pessoal
 

Assim como nas aulas voltadas para o público adulto, as crianças aprendem e praticam os asanas (posturas), os pranayamas (exercícios respiratórios), o yoganidra (relaxamento) e a meditação. As aulas acontecem uma vez por semana e as turmas são separadas por idades. De acordo com a instrutora, não há restrições para a prática.

Saionara ressalta que, em 2020, se constatou um aumento de crises de ansiedade, episódios de tristezas, medos, solidão, sensação de insegurança, acúmulo de energia física, exaustão mental, tédio, distúrbios do sono, irritabilidade, regressão da aprendizagem, sociabilidade e até mesmo depressão nos pequenos. Neste ano, mesmo com a esperança da vacina contra a COVID-19 e a retomada da rotina, muitas crianças seguem enfrentando as inseguranças trazidas com o cenário da pandemia. “As crianças querem voltar pra escola, brincar no pátio, encontrar seus amigos, ir pra casa dos avós, viajar, jogar a máscara longe e voltar a viver a infância naquilo que lhe é mais precioso: pureza, liberdade, alegria, ingenuidade, leveza”, escreveu a instrutora em suas redes sociais, a partir do texto de Mariana Monteiro.

Por isso, Saionara convida os pais e responsáveis a conduzirem seus filhos a partir de ferramentas de autoconhecimento, para a prevenção, a manutenção e o desenvolvimento da saúde emocional, “que impactam na saúde física, mental e espiritual”.